Quando devo negar uma venda?

Uma venda só deve ser negada se o cliente estiver com problemas na praça, tenha cultura de mal pagador ou não atenda aos quesitos básicos.

A venda deve ser sempre condicionada a capacidade de pagamento, então se tiver dúvidas sobre determinado cliente, solicite mais informações, converse, ofereça condições de pagamento diferenciadas e adaptadas.

Enfim busque entender a questão dele e deixe aberta a possibilidade de o negócio acontecer.

Busque se basear na classificação do perfil de risco de cada cliente vendendo para os clientes perfil A, B e C.
Para aqueles que apresentarem um alto risco, não tenha medo de negar o crédito, pois será bom para você e para o cliente, impedindo-o dese endividar e você de ter prejuízo.

Mas é importante sempre explicar o motivo da recusa do crédito, uma sugestão para tratar com o cliente que apresentar um perfil de risco alto (E, F), e com CPF negativado: de forma cordial –  informe que o cadastro dele não aprovou no crediário. Se o CPF estiver negativado, oriente ele à procurar o órgão do SPC/SCPC para verificar do que se refere à negativação.

Em seguida ofereça outra opção de compra. Dessa forma você  não deixará o cliente sem opção de compra e ainda está orientando ele como proceder, mantendo um bom atendimento.

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